Como fazer: Sem que as crianças vejam, coloque dentro da caixa o objeto a ser trabalhado. Solicite a criança que introduza uma das mãos dentro da caixa , pegue o objeto e apalpe bastante. Se precisar, ajude a criança nesse momento, pois alguns com dificuldades motoras necessitam do apoio para encontrar o objeto; do lado oposto da caixa, introduza sua mão para auxiliá-la. A seguir faça perguntas, uma de cada vez, para estimular a criança a descobrir o objeto sem ver, apenas tocando. "É duro?"; "é mole?"; "é grande?"; "é redondo?"; "é fino?"; "é quente?" e outras que achar necessário. Assim, a criança vai descobrindo as diferenças apenas pelo tato. Estimule a criança a falar ou indicar que sabe o nome do objeto que tem dentro da caixa. Dentro das suas limitações, todas as crianças e com o auxílio do professor e dos colegas podem participar dessa atividade.
Sejam bem vindos ao ABCnews! Nosso principal objetivo é divulgar as atividades realizadas com nossos alunos e atividades da escola Ana de Barros Câmara.
sábado, 22 de outubro de 2011
Caixa de surpresas para percepção tátil
Para realizar essa atividade precisamos de uma caixa tipo de sapatos, ou outra que já encontramos no mercado pedagógico, com duas entradas opostas, e alguns objetos com texturas, tamanhos e formas variadas. As duas entradas devem ter uma espécie de tampa ou um tecido escuro, para ocultar o conteúdo. As crianças com NEE gostam muito dessa atividade. Pode ser realizada várias vezes, pois as possibilidades são infinitas.. É uma atividade para o explorar e estimular a percepção tátil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boa Tarde colega!
ResponderExcluirParabéns pelo seu Blog! Ficou excelente!
Que escola bonita e que trabalhos lindos!
Abraços!Dilmara
Oi, Dilmara! Que bom que gostou! Vou postar fotos de todas as oficinas aos poucos. bjos!
ResponderExcluir